Os signos representam as energias básicas da Astrologia. São os arquétipos (ou símbolos) primordiais, dos quais surge todo o conhecimento astrológico.
Num num mapa astrológico estão sempre representados todos os doze signos do Zodíaco. A nível individual, cada um deles representa um modo de ser, uma possível forma de expressão da Consciência.
Mais importante do que identificarmo-nos com este ou aquele signo específico é compreendermos cada um dos doze. Nenhum deles é "melhor" ou "pior" que qualquer outro: todos representam características e energias fundamentais da experiência humana. Cada um deles estará presente na nossa personalidade, embora alguns possam estar mais acentuados que outros.
O signo solar é, obviamente, um dos mais destacados.
Representa o processo de auto-conhecimento de um dado indivíduo. Simboliza aquilo que somos, num sentido mais básico e natural, e também aquilo que ao longo da vida aprendemos a expressar de forma cada vez mais consciente.
O signo solar é, como o próprio nome indica, o signo onde o Sol se encontra num dado momento. Como o Sol tem um movimento muito regular (um signo por mês), é fácil saber em que ponto do zodíaco se encontra a cada dia.
Para conhecer o signo solar de uma determinada pessoa ou acontecimento basta-nos, portanto, saber o dia e o mês em que ocorreu esse acontecimento.
Por ser muito fácil de calcular, o signo do Sol tornou-se o mais conhecido de todos. A sua maior divulgação ficou a dever-se à publicação de almanaques que falavam das características do signo solar. Estas seriam, supostamente, compartilhadas por todos os nascidos num determinado período.
É interessante verificar que o signo solar tinha uma importância muito pequena para os astrólogos da Antiguidade, já que a sua análise astrológica levava em consideração muitos outros fatores. Para eles, não faria sentido alguém afirmar "Eu sou Touro" ou "Eu sou Sagitário".
O signo lunar - o signo onde se encontra a Lua num dado momento - indica os condicionamentos, as emoções e as condições de receptividade que prevaleciam naquela altura. Para determinar o signo lunar é preciso uma tabela, já que a Lua demora apenas 28 dias para dar a volta ao Zodíaco.
O signo ascendente é signo que está a subir (a ascender) no horizonte oriental no momento em que o mapa é calculado. Simboliza a forma de expressão exterior, as primeiras impressões, as reações imediatas. Numa perspectiva espiritual, dá-nos indicações sobre o propósito do mapa astrológico. O Ascendente muda de 2 em 2 horas; é determinado através de cálculos matemáticos muito precisos.
Navegue pelos links abaixo para conhecer um pouco mais sobre astrologia e mapas astrais: